segunda-feira, 9 de junho de 2014

Afinal, o que é uma Startup? e como fazer para crescer?


O termo começou a ser utilizado por volta do ano 2000 com o que chamamos na época de “bolha da internet”. No seu conceito mais amplo, significa um grupo de pessoas trabalhando com uma idéia diferente que, aparentemente, pode fazer dinheiro. O termo "startup" sempre é sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

O que os investidores consideram uma startup?



Por definição de mercado e de muitos especialistas, qualquer pequena empresa em seu período inicial, aproximadamente nos 02 primeiros anos, pode ser considerada uma “STARTUP. Particularmente, prefiro a definição de que uma “STARTUP é uma empresa com custos de operação baixos, mas que, consegue crescer de forma contínua, sustentável e que gera lucros cada vez maiores.

Sobre o plano de negócios:


Segundo investidores de mercado, uma “STARTUP” é um grupo de profissionais à procura de um modelo de negócios repetível e escalável.
- Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto em escala ilimitada, sem muitas adaptações para cada cliente.
- Ser escalável significa ser capaz de crescer cada vez mais, sem que isto, influencie no seu modelo de negócios.
O que determina se uma idéia vai dar ou não certo é quantidade de energia, entusiasmo, esforço, dedicação, planejamento detalhado, pensamento positivo e confiança  que o negócio exige. Conheço muitos negócios inovadores, mas falta para os empreendedores, o “querer” dar certo. Para isto, a primeira lição a ser aprendida é assimilar a resposta “NÃO”. Sem dúvida, você ouvirá muitos na sua vida de empreendedor.
Minha receita: acredite em você, tenha foco no seu negócio e procure as pessoas certas.
Divulgar seu negócio, é apresentá-lo aos diversos profissionais de mercado. Muitos, vão dizer “ótimo, vá em frente”, outros vão dizer “isto não vai pegar”. Não dê atenção para as respostas se seu “feeling” disser “continue”.
Existe um aspecto que é fora daquilo que imaginamos, compreendemos, que atua numa outra esfera e de uma forma muito forte sobre tudo que desejamos. Este aspecto vou chamar de “a energia do sexto sentido”.
No Brasil, existe vários casos de empreendedores que ouviram um NÃO atrás do outro, eu pessoalmente, conheço muitos, mas seguiram seu instinto, sua voz interior. O resultado é que estão extremamente bem sucedidos.
Ser bem sucedido é querer estar aonde você deseja, com qualidade de vida, com as pessoas relevantes e essenciais, ganhando o que acha justo pelo tempo e energia necessária para exercer um determinado trabalho. Portanto, continue colocando ENERGIA no seu negócio. Inovar é criar algo novo ou atual, mas dentro de um modelo de negócio diferente em termos de produto, serviço e/ou forma de precificação.
Quem tem medo de arriscar e criar uma “STARTUP, sugiro abrir uma franquia: seu risco é bem menor e você paga royalties por uma marca, com acesso a uma receita de “sucesso e o devido suporte do franqueador. 
Ser empreendedor é amanhecer todos os dias querendo fazer algo diferente, querendo expandir seu negócio, querendo uma idéia nova e lógico, sentir sempre aquele friozinho na barriga. Isto é pra poucos. A mente de um empreendedor é diferente. Quem deseja segurança na vida profissional, escolhe ser empregado CLT, funcionário público ou vai representar uma marca ou algo de sucesso. Não tem outra alternativa. A vida é feita de escolhas.
A forma mais eficaz de se demonstrar que um negócio é viável, sustentável e que possui condições de sucesso é através de um plano de negócios.
O plano de negócio consiste na elaboração do projeto para exploração de uma atividade onde serão analisados aspectos mercadológicos, operacionais, jurídicos, administrativos, recursos pessoais e financeiros desse empreendimento.
O plano de negócios analisará as ameaças e oportunidades existentes no mercado onde o empreendedor irá atuar; o plano comercial; a região; os produtos e serviços; o plano de marketing; o investimento realizado; o tempo de retorno; o fluxo de caixa; a formação dos custos e do preço de venda dos produtos e serviços relacionados ao empreendimento e assim por diante.
O objetivo maior do plano de negócios é garantir e demonstrar a viabilidade do empreendimento, alcançando a maior lucratividade possível.
Qual o ganho do empreendedor com tudo isso?
Saber que este modelo de negócio escolhido é ÚNICO, e que se assemelha a um “TERNO”, ou seja, cabe somente naquele corpo, naquela mente, naquele espírito, naquela ENERGIA e na forma de pensar daquele indivíduo que está preparado.
Siga em frente continuamente. Siga seu sexto sentido. Siga seu "eu".
Nelson Branco
elaborado em 09/06/14 por: Nelson Branco - CEO da STREET MARKETING.

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